sexta-feira, 5 de julho de 2013

Lenda dos 1000 Tsuru

Oieee

Hoje vim postar uma coisa um pouquinho diferente... muitas pessoas vem me perguntando

por e-mail como se faz um ou outro origami e quais os seus significados, então vou começar pelo
origami principal que é o Tsuru que significa BOA SORTE, FELICIDADE E LONGEVIDADE. Abaixo segue a "lenda dos mil tsurus" (depois posto uma outra lenda também), um diagrama e um vídeo ensinando
como se faz, é super bacana, vale a pena tentar.
Vou tentar postar os vídeos e diagramas dos demais origamis que me foram solicitados.

Beijinhos e ótimo fim de semana! 



Lenda dos 1000 tsurus
    O tsuru feito de papel se tornou símbolo de paz recentemente, como resultado da história de uma jovem japonesa chamada Sadako Sasaki.
    Sadako nasceu em 1943. Tinha 2 anos quando a bomba atômica foi lançada em Hiroshima - Japão, em 6 de Agosto de 1945. Muitos vizinhos de Sadako morreram, mas Sadako não tinha se ferido. Ela cresceu. Sadako era uma garota forte, corajosa e praticava atletismo. Em 1955, depois de participar de uma grande corrida e fazer seu time vencer, ela se sentiu extremamente cansada e com tonturas. Depois que a tontura passou, Sadako pensou
 que devia ser apenas consequência do esforço para corrida. 
     Um dia Sadako voltou a sentir muita tontura e não conseguiu levantar. Foi levada ao hospital e diagnosticada com Leucemia, a "doença da bomba atômica".
     A melhor amiga de Sadako, Chizuko foi visitá-la no hospital. Levou-lhe papéis de origami e contou-lhe sobre uma velha lenda japonesa, a dos 1000 tsuru. Chizuko explicou que o tsuru é uma sagrada ave japonesa, vive 1000 anos e que se uma pessoa dobrasse 1000 tsuru de papel teria um desejo concedido. Sadako ficou com esperança de que os deuses concedecem-na a cura e então pudesse correr novamente. Assim, Sadako passou a dobrar os tsuru de papel, sua família frequentemente visitava-a no hospital, consersava e ajudava Sadako a dobrar os tsuru. No entanto antes de completar os 1000 ela veio a falecer, no dia 25 de Outubro de 1955, aos 12 anos.
     O principal dessa história é que ela nunca desistiu. Ela continuou a dobrar os papéis enquanto morria.
Inspirados na sua coragem e força, Seus amigos e colegas de sala montaram um livro com as cartas escritas por ela e publicaram. Dessa maneira, eles começaram o sonho de construir um monumento para Sadako e para todas as crianças que faleceram devido a bomba atômica. Jovens japoneses passaram a arrecadar dinheiro para esse projeto.
     Em 1958, a estátua de Sadako segurando um tsuru dourado foi construído no Parque da Paz em Hiroshima. As crianças também fizeram um desejo, escreveram na estátua e leram-no: "Esse é o nosso grito. Essa é a nossa reza. Paz no mundo!"
Fonte: http://www.sadako.org (adaptado)
http://www.hiroshima-is.ac.jp (adaptado)





4 comentários:

  1. Te vi no grupo Amigos do Face, já estou te seguindo!
    Adoro origamis, são lindos!

    Segue de volta?
    Beijocas!

    fabbilemos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vim através do grupo amigos conhecer seu cantinho. Achei muito interessante e amei os origamis. Gostei e estou seguindo. Quando puder venha conhecer os meus também.

    Crescimento Cristão - Maturidade

    &

    Blog Crescimento Cristão

    GRUPOS DE DIVULGAÇÃO:

    Entre Blogs Grupo de Divulgação

    Parceria Entre Blogs

    Bjs

    Cris

    ResponderExcluir
  3. JÁ ESTOU SEGUINDO E ADOREI SEU BLOG PARABÉNS. Vai ai o meu: http://www.bbolsasba.blogspot.com.br/ bjs e espero por vc.

    ResponderExcluir

Sera um prazer receber um comentário seu sobre meu trabalho...deixe a sua opinião. Obrigada. Bjinhos dobrados. ^.^